sexta-feira, 11 de março de 2011

O que é a África?


Caros amigos, mesmo se olharmos rapidamente o mapa-múndi, veremos aquele grande continente bem no meio da projeção. Porém pergunto-me sempre o que é aquele monte de terra – será que é somente o Saara?

É verdade que o continente foi vítima das teorias do racismo científico do século XIX, baseada no evolucionismo de Darwin? Que os países têm aquelas linhas retas devido à divisão feita pelo neoimperialismo europeu, com a justificativa da evolução das raças, em que a Conferência de Berlim ignorou geografia, cultura, religião e sociedade de seus povos?

Tem razão o historiador Luís Felipe de Alencastro ao dizer que “sem Angola não há Brasil”? E que este país africano é palco de conflitos desde a década de 60 pela disputa entre elites que parasitam os recursos naturais do subsolo? Que é recheado de minas terrestres – diga-se sem-pernas e sem-braços? Que a venda de água por caminhões-tanque tornou-se um dos negócios mais lucrativos naquele país? Sem falar do mercado negro, analfabetos, alistamento forçado para jovens...

É boato que a Botsuana se dissolve pela AIDS, em que 36% da população adulta está infectada? A Argélia sofre realmente com o fundamentalismo islâmico que matou mais de 80 mil pessoas na década de 1990? É o fosfato o motivo da briga entre Marrocos e Frente Polisário que desde 1975 lutam pelo Saara Ocidental? O neo-ditador-pseudo-democrata Laurent Kabila morreu e seu filho enfrenta os tutsis de Ruanda e Uganda?

De fato cresce a cada ano a população lá que vive com menos de 1 dólar por dia? O apartheid, abolido em 1992, permanecerá incrustado na sociedade sul-africana por ainda muitas décadas? Camarões tem mesmo cerca de 230 etnias? E as pinturas rupestres datadas de 30 mil anos no Chade? E o Egito?? E os animais da floresta africana???

Por que será que a imprensa raramente noticia o continente? Será que é porque se trata de uma ‘guerra de pobres’, e que o que dá realmente audiência é conflito etno-petrolífero-religioso? A África é Ocidente ou Oriente? É vítima da globalização cultural-econômica ou é agro-mítico-religiosa?

Afinal, o que é a África?


(escrito em março de 2001)

Um comentário:

  1. Como professor de Geografia sempre que há algum capítulo novo onde o continente africano é estudado eu menciono a meus alunos que "agora é a vez da MAMA ÁFRICA". Alguns não entendem e explico: Somos todos originados lá, é nossa mãe.
    E emendo: Isso é um "tiro na cabeça" dos racistas, e por aí divago.......procuro aprofundar-me nas aulas sobre a África e digo que pouco sabemos sobre aquele espaço porque desde o tempo de nossos avós só se olhava para lá como algo "selvagem" mas cheio de "riquezas" para explorar. Só não se falava a que custo isso sempre ocorreu. Na destruição de culturas e sociedades locais. Nos milhões de africanos mortos ou retirados de suas terras à força.

    ResponderExcluir