terça-feira, 19 de julho de 2011

Europa, primeiro mundo?


"A Europa Ocidental atingiu o topo de seu bem-estar? Qual o futuro de um velho continente que já não produz ciência e tecnologia e transfere suas indústrias para países pobres onde a mão-de-obra é mais barata? A impressão é que a Europa estagnou. Preocupa-se tão-somente em preservar seu conforto.
O que foi feito dos valores cristãos nessa sociedade que exalta a competitividade acima da solidariedade, e investe bilhões em biogenética e cosméticos, indiferente ao sofrimento de 4 bilhões de seres humanos que, segundo a ONU, vivem abaixo da linha da pobreza?
Por que os imigrantes causam tanto temor? São terroristas em potencial? Quem colonizou as terras deles e extraiu as riquezas minerais e naturais, deixando um rastro de miséria e dor?
Por que a Europa Ocidental encara a América Latina pela ótica do preconceito? Chávez e Morales não foram eleitos, como Lula, democraticamente? Por que vozes europeias não se erguem contra o bloqueio dos EUA a Cuba e o uso da base naval de Guantánamo como cárcere clandestino de supostos terroristas?
(...)
Por que tantos europeus se mobilizam contra enfermidades (AIDS, câncer, etc.), acidentes (de trânsito e trabalho) e violências (terrorismo, guerra, homicídios etc.), mas são indiferentes ao principal fator de morte precoce, a fome?
Por que os europeus parecem preferir a segurança à liberdade, e são tão condescendentes com a política agressiva do governo dos EUA, que busca a paz pela imposição das armas? (...)
Que futuro os cristãos europeus desejam para a Europa e para o mundo? O aprimoramento do sistema capitalista ou 'um outro mundo possível'?
Quais os sinais, hoje, de solidariedade efetiva dos cristãos europeus com os pobres da África, da Ásia e da América Latina?"

Frei Betto

Um comentário:

  1. Os europeus em sua maioria vivem (ou viviam..) muito bem. Não conheço pessoas ou grupos de pessoas que vivam com conforto que não sejam ou não tenham tendências a serem fascistas e desprezem o que está à sua volta.

    ResponderExcluir